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No mercado de academias é muito comum ouvir frases como: “já falamos o que tem que fazer mas as pessoas não fazem…” ou “os professores não querem nada com nada…” acredito que tais respostas vindas dos colaboradores tem muito a ver com o formato de gestão que recebem, a forma como são orientadas a realizar suas tarefas é apenas um dos fatores que influencia nas gestão de pessoas, mas é um fator que molda as reações dos colaboradores.

Para aumentar resultados da equipe na academia, precisamos entender, antes de qualquer coisa, que as pessoas quando gerenciadas ou não, reagem a estímulos ou seja tudo que falamos, demonstramos corporalmente ou alimentamos como cultura na empresa influência para obtermos respostas positivas ou não tão positivas em relação a desempenho.

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Sendo assim precisamos começar a prestar mais atenção no como orientamos nossos professores, consultores, recepcionistas, pessoas dos serviços gerais etc. Será que estamos sendo claros o suficiente quando entregarmos uma tarefa? Será que estamos acompanhando o desenvolvimento da tarefa? Se estamos acompanhando será que é a da forma correta? Temos formatos descritos de como fazer a tarefa? Fornecemos treinamento continuo em tarefas criativas como atendimento e vendas? Criamos uma cultura que permita erros e busque ajustar rapidamente?

Todas as questões levantadas acima fazem parte de uma gestão de pessoas voltada a entregar um ambiente propicio para que os colaboradores se desenvolvam de forma mais assistida, com tranquilidade e assim entregue mais resultados com seu trabalho. As dicas desse texto estão voltadas aos seguintes pontos:

  • Comunicação: Como esta seu processo de comunicação? Recomendo que você estude e saiba muito bem usar a ferramenta do feedback, essa ferramenta quando bem aplicada gera ótimos resultados em termos de comprometimento e clareza.
  • Treinamento e acompanhamento: Ter um processo de treinamento contínuo para tarefas que são “subjetivas” como vendas e atendimento, porque digo “subjetivas”? Porque por mais que tenhamos um método, que estudamos e seguimos, interagimos com pessoas em tempo real, com respostas que podem ser totalmente fora do que normalmente ouvimos, por isso precisamos estar sempre treinando, diferente de uma tarefa como um cadastro ou algo que acontece sempre da mesma forma. Outro ponto importante é o acompanhamento que precisa ser constante, combinado previamente e precisa ser percebido pelo colaborador como algo realmente construtivo e com valor e não como cobrança.
  • Manualização: Ter um manual para cada setor com tudo o que você deseja que os colaboradores façam, com o motivo, o porque de cada ação é fator primordial para uma melhor organização e criação de uma cultura dentro da empresa, porém o manual precisa ser exercitado constantemente pelo gestor caso contrário vira mais um livro dentro de uma gaveta. Caso possua tecnologia e sistema de gestão na academia, essa manualização deve constar os processos e utilização dos mesmos.
  • Ambiente e cultura: Criar um ambiente que permita erros e que os erros gerem aprendizado, sendo corrigidos de forma rápida e assertiva, assim como manter uma cultura de bom relacionamento, apoio, comunicação aberta e geração de resultados para os clientes também é fator fundamental para extrair melhores resultados das suas equipes.

Espero ter levantado em você gestor, questões importantes sobre sua atuação e que você possa refletir e colocar em prática as dicas.

Uma ótima gestão!

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