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Caros empresários, proprietários de academia, esse conteúdo foi destinado aos meus clientes mas me sinto na responsabilidade de compartilhar com todos que precisam e queiram ideias,  boas práticas e um guia claro de como minimizar os impactos do coronavírus no mercado fitness, entendendo o momento delicado que vivemos.

Já estamos vivendo os impactos do COVID-19 o coronavírus, e neste momento temos academias abertas em alguns estados e academias fechadas em todo pais, o que traz ainda muitas incertezas para o mercado. Uma coisa é certa, depois de mais de dois meses já, se você esta com sua academia fechada ou aberta, vai precisar continuar vendendo e entregando valor a seus clientes.

A exemplo de outros países, como a Itália que tomou medidas de restrição de convívio social, acredito que o Brasil está no caminho certo. Olhando para os exemplos conseguimos reunir informações suficientes para embasar as resoluções de restrição, o problema é que tudo isso tem um impacto devastador em termos econômicos, principalmente para o setor de academias onde a maioria dos empreendedores são pequenos.

Minha intenção com esse conteúdo é ajudar justamente o pequeno e médio empresário a passar por esse momento turbulento da melhor maneira possível, lembrando que o foco nesse momento deve ser o de salvar vidas, portanto ficar em casa e respeitar o período de quarentena fundamental para que possamos atravessar o pico de desenvolvimento desse terrível vírus.

Seu negócio não pode parar, claro que você passará por momentos difíceis, assim como todos os setores da iniciativa privada que estão agora proibidos de funcionar, mas você deve se preparar para isso. Se você desenvolver boas ações e colocar em prática, vai amenizar todo o impacto.

Não podemos mudar o fato de termos um vírus assombrando nossas vidas e o momento que estamos vivendo é ímpar e delicado, mas devemos fazer algo por nossos negócios e claro por nossos colaboradores e clientes. Sendo assim seguem algumas boas práticas e ideias:

1) Comunique-se com seus colaboradores

Falar com seu time nesse momento é fundamental, você precisa tranquiliza-los, passar todas as informações pertinentes sobre as resoluções que estão sendo tomadas em relação ao negócio, tudo que você definiu até então e que impacta eles e o todo.

Seu time precisa entender que não está de férias, que precisa engajar com você para construir ações visando o futuro do negócio, pois eles também dependem disso.
Falar com seu time sobre negociações de férias, coletivas ou individuas e como todos podem nesse momento ter união e principalmente ajudar uns aos outros.

Negocie com seu time como farão essa parada, faça isso com tranquilidade, caso a caso.
Não esqueça de fazer uma reunião geral para engajar o time em soluções.
Mantenha seu time trabalhado remotamente se necessário, nem que seja uma parte.

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2) Comunique-se com seus clientes

Meus clientes sabem o quanto prezo o treinamento do telemarketing, para todas as fases, das oportunidades aos clientes que já aderiram.

Já que ligamos para os clientes para antecipar uma renovação, fazer um pós venda, parabenizar pelo seu aniversário etc. Agora é o principal momento para colocar sua equipe para ligar para seus clientes e tranquiliza-los, passar as medidas que sua academia tomou sobre o período parado, como por exemplo dar os dias parados nos planos deles.

Falar sobre como o exercício físico é importante nesse momento e que medidas a academia tomou para dar continuidade dos exercícios em casa, seu time precisa fazer isso com a sua orientação.

Outra forma de comunicação com seus clientes é via redes sociais, direcione seus informativos para lá. A ordem agora é manter seus clientes conectados com sua empresa, gerando valor para eles, para isso comunique-se com informação relevante, crie um sistema de comunicação com envio de dicas, treinos e informação sobre TUDO relativo a saúde, bem estar e performance, mostre o quanto você é importante para ele.

3) Negocie com fornecedores

Busque falar com seus fornecedores e na medida do possível negociar algumas questões de prazos, contratos, pagamentos etc. Lembre-se, você tem fornecedores que também são pequenos assim como você, coloque-se no lugar deles na hora de negociar.

Tenha bom senso e tente, na medida do possível manter pagamentos pois isso faz a roda girar, se todos ganharem consciência disso, inclusive seus clientes vamos passar por esse momento mais fortalecidos.

4) Busque soluções para seu cliente não parar de se exercitar

Existem muitas soluções para que seus clientes não parem de se exercitar nesse momento, soluções que o próprio cliente pode achar, como treinos no youtube por exemplo.

O importante é que essa iniciativa venha da sua empresa, o cliente precisa reconhecer que a academia dele está preocupada com a sua continuidade nesse momento e para fazer isso sua academia tem alternativas, existem empresas que estão disponibilizando o serviço como a Weburn Gym por exemplo.

A tarefa do seu time de professores é informar aos clientes que continuar se exercitando vai deixá-los preparados para o seu retorno a academia, desenvolva um modelo onde seu time possa fomentar e “controlar a presença” do cliente na pratica dos exercícios, isso vai demonstrar sua real preocupação. Esse sistema pode ser feito por um check-in em algum local como WhatsApp ou e-mail.

5) Use o tempo para planejar

Proprietário, você terá um tempo mais livre nesse momento, muito embora se você está seguindo minhas dicas estará com algumas tarefas para cumprir. Mesmo assim seu dia-dia estará mais tranquilo que o normal.

Use esse tempo para planejar, isso mesmo faça planejamento para o futuro do seu negócio, aproveite para colocar no papel seus objetivos com o negócio, seu posicionamento no mercado etc. Faça uma revisão dos processos, setor por setor, anote melhorias a fazer, construa novos processos, enfim use esse tempo para pensar no seu negócio, coisa que no dia-dia por vezes é difícil.

Para isso vou te sugerir uma ferramenta de planejamento, pois não adianta você apenas pensar! Planejar, escrever e agir! E para agir você precisa determinar:

  • o que fazer;
  • quem fará (um responsável);
  • onde será feito (setor, local);
  • quando será feito (prazo);
  • porque será feito (razão, motivos);
  • como será feito (meios, protocolos) e;
  • quanto irá custar.

Munido desta ferramenta você vai realizar seu planejamento e vai aqui mais uma boa dica, saia com ações práticas para os próximos 7 dias.

6) Orquestre seu retorno

Esse momento vai passar, mais cedo ou mais tarde, mas vai passar, você precisa estar pronto para o retorno, sua academia precisa estar alinhada, pois existirá um movimento de valorização da vida e principalmente da saúde muito grande pós COVID-19. As pessoas estarão muito inclinadas a cuidar delas, a procura por exercícios físicos vai aumentar e nós temos uma serviço que entrega esse cuidado proporcionando saúde, prevenção de doenças (que inclusive são grupos de risco para o vírus como diabetes, hipertensão etc.) bem estar, qualidade de vida, etc.

Pensando nisso, no seu planejamento de marketing faça uma comunicação que seja alinhada com esse discurso, será o momento de fomentar a pratica regular de exercícios físicos para manter uma saúde geral, imunidade alta etc. Sua academia precisa estar alinhada com essa comunicação.

Mantenha seu time treinado, informado e participando das suas decisões, pois quando voltar vai precisar voltar com toda força, nesse momento estar com o treinamento em dia irá fazer uma grande diferença, além claro de todo time estar por dentro do planejamento de ações para o retorno. Use reuniões on-line para fazer isso, um bom app para isso é o zoom.

Você pode, quando estiver perto de voltar as atividades recomeçar seu telemarketing para fazer uma pré-venda com algum atrativo para recomeçar a colocar entradas no seu caixa.
Não esqueça de comunicar seus clientes quando for retornar e voltar as atividades com uma grande comemoração, pois vamos passar por esse momento, tenha fé.

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Dica bônus

Você pode construir uma ação para que seus clientes mantenham seus pagamentos e entendam a roda da economia, cada mensalidade paga, você pode doar uma parte para alguém que está sofrendo e precisando de ajuda com o COVID-19. Esse é uma ação solidária e que mantem seus clientes conectados com você de várias formas, inclusive na forma financeira.

Caro proprietário o que não pode nesse momento é ficar lamentando, reclamando, desesperado e sem forças para agir e reagir, quero que saiba que estou à disposição e inteiramente do seu lado nesse momento, vamos JUNTOS vencer mais uma vez como estamos vencendo a anos!

Cuide-se, cuide da sua família, dos idosos e da comunidade.
Desejo a todos sucesso!

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Ruy Lemos
Author

Formado em Educação Física pela ULBRA-RS, Pós-graduado em Marketing Esportivo pela Gama Filho, atua há 20 anos no mercado fitness. Já gerenciou grandes redes e academias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atuou também como Gerente Comercial em uma multinacional de equipamentos fitness.Também possui formação em Coaching e Análise Comportamental e Liderança Tracy pela Sociedade Brasileira de Coaching - SBC.

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