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Atualmente quase todo gestor já se deu conta de que o capital humano sempre foi uma das ferramentas mais valiosas de uma empresa e no momento de crise e incertezas causadas pela pandemia do COVID-19 isso ganha ainda mais força. Nesse artigo destaco empatia e liderança, o segredo dos bons líderes em tempos de pandemia.

Tenho visto muitos exemplos de colaboradores que estão preocupados com as empresas onde trabalham e estão buscando ajudar de todas as formas, assim como empresas que estão fazendo de tudo para manter seus times, evitado ao máximo afastamentos e demissões.

Uma reflexão importante para esse momento: Gestor, você precisa cuidar dos seus colaboradores pois continuarão sendo valiosos quando esse momento difícil passar e acrescento, serão gratos por todo apoio prestado nesse momento, cria-se assim uma sinergia ótima para melhorar produtividade e consequentemente a entrega para os clientes, além de exercer um papel importante na vida dos colaboradores e na economia.

Quando lidamos com pessoas existem duas coisas que nunca devem ser deixadas em segundo plano: Empatia e liderança.

No século passado as pessoas eram vistas como meras peças de reposição, isso mudou muito, em tempos de gestão 4.0 as pessoas são peça chave e determinam o sucesso ou fracasso de uma empresa, em uma academia ainda mais, pois o negócio gira em torno de relacionamento.

Nesse contexto está a criação de um ambiente harmonioso, produtivo, agradável e com propósito para envolver as pessoas em um ciclo virtuoso de realização e produtividade criando um ambiente motivador e desafiador, tudo isso na medida certa entrega para sua empresa, e seus colaboradores, uma relação de ganha-ganha. Onde todos cooperam para um objetivo maior.

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Mas onde entra a empatia em tudo isso? Afinal o que é empatia?

Foi-se o tempo em que ser um chefe ou líder autoritário, inflexível, crítico, grosseiro e frio em demasia trazia bons resultados frente as pessoas. O que buscamos hoje em dia é justamente o oposto: líderes identificados com alto nível de empatia são os que tem os melhores resultados com as pessoas e consequentemente com a produtividade do seu time, retêm mais talentos diminuindo a rotatividade e desenvolvem de fato as pessoas.

Segundo a definição do dicionário Aurélio online, empatia é “forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa”.

Trocando em miúdos, uma pessoa empática é aquela que tem a capacidade de compreender a visão do outro, fazendo o exercício de colocar-se no seu lugar. Porém uma ressalva é importante, nunca vamos conseguir de fato estar no lugar do outro, por isso a compreensão é o grande fator a ser desenvolvido, trata-se de olhar a situação com o ponto de vista do outro e ser solidário para buscar ajustes e soluções.

Algumas dicas boas para desenvolvimento de empatia são:

  • Olhar para os sentimentos: Buscar um olhar mais humano e sentimental mesmo, fazer a seguinte pergunta “como eu me sentiria se tal coisa acontecesse comigo?” a resposta vai te direcionar empaticamente para o sentimento e olhar do outro.
  • Ser agradável: Proporcionar momentos agradáveis quando está com as pessoas, realmente cria empatia. Deixar as pessoas à vontade na sua presença aproxima seu time de você.
  • Ser aberto ao diálogo: Criar uma cultura de canal aberto ao diálogo, que as pessoas possam chegar para conversar e que tenham também espaço para errar sabendo que a conversa não será em tom de reprovação mas sim de entendimento para ajudar, visando um ajuste para que o erro não mais exista.
  • Importar-se com as pessoas: Uma liderança empática realmente se importa com o que acontece com seus colaboradores, conhece o perfil comportamental de cada um, as histórias de vida e se importa com tudo isso de forma real.
  • Ser confiável: Um líder que quer desenvolver empatia precisa ganhar a confiança dos seus liderados, uma série de atitudes e discursos são importantes para isso, mas o ponto principal é ser claro, honesto e aberto com as pessoas, sem mentiras ou jogos, isso cria confiança.
  • Saber se comunicar: Tudo gira em torno da comunicação, essa é uma das habilidades principais de todo líder, saber comunicar-se bem é cuidar o tom de voz, entonação, a mensagem (palavras), o momento (falar na hora oportuna), a mensagem não verbal (expressões faciais, corporais). Todo esse conjunto precisa ser harmônico e compreensivo.

As dicas descritas acima ganham mais valor ainda quando aliadas a ferramentas de gestão como o feedback por exemplo. Crie a cultura na sua academia de fornecer feedback sistemático e verá a mágica da produtividade acontecer com seu time.

O momento que vivemos com a pandemia de COVID-19 requer que as habilidades de empatia sejam ainda maiores, que os gestores exerçam suas lideranças com muita empatia, em todos os níveis, começando pelos colaboradores e indo até os clientes, para os casos de gestores que tem contato com clientes como é a grande maioria nas academias.

Ouça, compreenda, negocie, ache soluções ganha-ganha exercendo a real liderança empática, desejo do fundo do meu coração que tenha sucesso na sua caminhada, uma coisa é certa: VAI PASSAR!

Forte abraço.
Até o próximo artigo.

Ruy Lemos
Author

Formado em Educação Física pela ULBRA-RS, Pós-graduado em Marketing Esportivo pela Gama Filho, atua há 20 anos no mercado fitness. Já gerenciou grandes redes e academias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atuou também como Gerente Comercial em uma multinacional de equipamentos fitness.Também possui formação em Coaching e Análise Comportamental e Liderança Tracy pela Sociedade Brasileira de Coaching - SBC.

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