Tempo de Leitura: 4 mins

Acredite quando eu te digo, o planejamento vai salvar sua academia vou te falar porque e como nesse artigo.

Você já parou para pensar que a pandemia revelou uma verdade muito triste e ao mesmo tempo semelhante para maioria das empresas, e no setor fitness essa verdade não foi diferente.

Sabe qual é essa verdade? A de que uma empresa que não tem um boas práticas de gestão, um ótimo relacionamento com seus clientes, um marketing desenvolvido, um bom departamento de vendas etc. Enfim tudo que um bom planejamento consegue entregar, não conseguiu ou não está conseguindo, passar por dificuldades reais como as impostas pela COVID-19.

Eu sei que todas as empresas estão sofrendo com toda essa situação mas tenho acompanhado inúmeras empresas que tem um planejamento feito e posso dizer que estão sofrendo em menor escala, pois os anos de gestão planejada que já tinham estavam entregando resultados financeiros que estão sendo usados para se sustentar e passar por essa crise.

A pandemia revelou e separou quem estava com sua academia minimamente bem administrada, com gestão presente e um bom planejamento de quem já vinha a muito tempo literalmente se arrastando no negócio, não tendo rentabilidade necessária a deriva mesmo.

Esse segundo grupo de empresários e seus negócios sofreram demais o golpe, por vários motivos claro, mas o principal deles com certeza foi a falta de um bom planejamento.

O planejamento é o ponto de partida de um negócio, não deveríamos começar nada sem um bom planejamento, mas de fato, para que ele serve? Um bom planejamento define estratégias, objetivos e metas que geralmente correspondem a um período específico, poder anual, semestral, trimestral.

Eu recomendo que você tenha um planejamento grande, que comporte estratégias, objetivos e metas semestrais e trimestrais, assim você pode acompanhar a contribuição de períodos menores para um objetivo maior e também aferir parciais para saber se está no caminho certo.

Até mesmo porque uma estratégia usada em um período de vendas baixas é diferente de uma estratégia usada em um período vendas altas por exemplo.

Como você já deve ter notado o planejamento é algo macro, é estratégico, não trata de assuntos do dia-dia, mas sim de diretrizes grandes, estamos falando de para onde vamos apontar as velas do nosso barco, por isso ele requer análises de números, conhecimento do comportamento do seu negócio, informações gerais de mercado, uma análise interna de possibilidades, uma análise SWOT por setor, união com o marketing e mais algumas ferramentas de acordo com a peculiaridade do planejamento.

Parar para pensar o seu negócio nesse formato é algo muito impactante para você proprietário, para o negócio e para todos os envolvidos, quando falo que o planejamento pode salvar seu negócio não estou brincando é sério.

Planejar dá a você uma espécie de visão além do alcance, pois nesse exercício de planejamento acabamos projetando o futuro e por conta disso olhamos todos os possíveis erros e antecipamos as possíveis soluções, tudo com embasamento de números.

Para criar um bom planejamento recomendo que não faça sozinho, busque suas lideranças e envolva eles no processo, coordenadores, gerentes de vendas, enfim todas as pessoas que, junto com o dono, fazem o negócio funcionar.

Leia também:
Como pagar comissão e meta na academia
8 dicas importantes para gestão da sua academia em tempos de pandemia

Mas quais são as ações práticas para criar uma bom planejamento? Vou te falar algumas delas agora.

  • Fazer um levantamento dos números de cada setor para criar o comportamento da sua empresa, olhe para os números que são relevantes, aqueles que estão relacionados a resultados reais como por exemplo conversão de vendas no setor comercial ou taxa de retenção de clientes para os professores.
  • Analisar esse levantamento de números e traçar uma correlação com ações feitas pela academia, analise tanto o que é positivo quanto negativo, assim você consegue mapear também o que está dando certo e não fica focado somente no que ainda precisa melhorar.
  • Feito levantamento e a análise é hora de criar as ações objetivas e estratégicas, ou seja o que será feito de forma efetiva para fortalecer o que está bom e melhorar o que não vem entregando o resultado esperado. Essas ações precisam ter objetivos claros, com prazos e números para alcançar é a famosa meta.
  • Cada ação precisa ter um dono, alguém responsável por conduzir, mensurar, cuidar e prestar contas, cuidado para não sobrecarregar um líder nesse momento.
  • Depois de criadas as ações é importante verificar todos os empecilhos e validar tudo dentro da realidade de execução.
  • Feito isso, toda essa organização vai para um documento que deve, de preferência, estar exposto em algum lugar onde as pessoas envolvidas diretamente tem acesso.

Um ponto importante no planejamento é que ele não é algo fixo, muito pelo contrário ele precisa ser revisto com uma frequência mensal, é importante buscar as parciais e entender se o que está sendo feito corresponde ao objetivo traçado inicialmente e se for necessário, alterar a rota, mudar mesmo, sempre cuidando para não perder de vista o desafio de alcançar algo diferente, pois uma planejamento é feito da busca por realizar resultados melhores.

Espero ter convencido você a parar e planejar o seu negócio para começar a ter melhores resultados no futuro e ter um negócio mais robusto e preparado.

Ótimos negócios e até breve.

Um forte abraço.

Ruy Lemos Consultor de Negócios.

 

 

Ruy Lemos
Author

Formado em Educação Física pela ULBRA-RS, Pós-graduado em Marketing Esportivo pela Gama Filho, atua há 20 anos no mercado fitness. Já gerenciou grandes redes e academias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atuou também como Gerente Comercial em uma multinacional de equipamentos fitness.Também possui formação em Coaching e Análise Comportamental e Liderança Tracy pela Sociedade Brasileira de Coaching - SBC.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

IMPACTO DE VENDAS 100% Online

Utilize estratégias e ferramentas com quem está fazendo resultado! Agora 100% Online.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
×

IMPACTO DE VENDAS Curso Online

Faturamento BLINDADO durante a pandemia!

SAIBA MAIS