Tempo de Leitura: 3 mins

Meu intenção com este artigo é refletir sobre os 3 principais desafios do coordenador, e como resolvê-los a coordenação é cargo que no meu ponto de vista é um dos mais importantes dentro de uma academia, pretendo alertar e ajudar  quem ocupa esse cargo hoje, e pode estar sem um rumo definido de suas tarefas, sem clareza de suas obrigações deveres e diretos e sem uma meta definida para conduzir a academia que tem para coordenar. 

Que o mercado fitness esta aquecido todos sabemos, a concorrência esta ai e temos que conviver com um marcado disputado em todos os sentidos, temos consciência também que o consumidor mudou, esta mais exigente.

Mas onde o coordenador pode e deve fazer a diferença para que a academia tenha uma boa performance dentro deste novo cenário que se apresenta. Apresento abaixo alguns pontos que devem ter atenção do coordenador para obter mais sucesso em sua caminhada. 

Gestão De Pessoas: Um bom coordenador precisa desenvolver o conhecimento em pessoas, entender de pessoas, como interagir, se comunicar, criar um ambiante motivacional servirá para nortear todo o trabalho, entendo o coordenador como elo entre o cliente, proprietários e colaboradores é dele a tarefa de atender e deixar satisfeitos esses três ambientes pessoais tão peculiares e distintos entre si e para isso precisa conhecer sobre pessoas. 

Recomendo estudo sobre perfil de pessoas, psicologia comportamental, técnicas de RH e coaching que é a mais nova ferramenta para obter resultados com pessoas, além de ser uma pessoa positiva e carismática o que sempre conta muito para este cargo. 

Saber Suas Tarefas: É primordial que o coordenador saiba de suas obrigações e tarefas, aonde deve colocar seu olhar para que consiga conduzir a academia no melhor caminho possível, ressalto o quanto é difícil muitas vezes definir tal posicionamento por isso recomendo ter um bom planejamento.

Esse planejamento deve conter desde tarefas realizadas todos os dias, chamadas de rotineiras, até tarefas periódicas que podem ser semanais, quinzenais ou até mensais de acordo com a demanda.

Dentro das suas tarefas sugiro que o tempo seja dedicado de forma proporcional para atender os três ambientes pessoais (proprietários, clientes e colaboradores) proprietários devem ser atendidos em reuniões, clientes sempre que estiver na academia mas principalmente nos horários de pico e colaboradores sempre que ocorrer pedidos dos mesmos e em reuniões coletivas e individuais.

Veja também:
– Comportamento Positivo na Academia: você já ouviu falar?

Definir Metas e Saber Que Indicadores Olhar: Todo trabalho do coordenador deve ser medido de forma qualitativa e quantitativa, ou seja o coordenador da atualidade deve ter relatórios e pesquisas que meçam desde números dos seus setores até a satisfação de todos os envolvidos, sugiro buscar formas de relatórios e pesquisas que tragam informações relevantes para tomada de decisões.

Feito isso, deve-se definir as metas para que a equipe tenha claro onde precisa chegar e traçar em planejamento assertivo para alcançar tais metas, que podem ser um aumento no número de clientes, até melhora de clima organizacional. Ressalto ainda a importância do coordenador circular no ambiente comercial da academia, indicadores de vendas e renovações devem fazer parte do universo do coordenador. 

O assunto coordenação é vasto, teria mais algumas páginas para escrever e certamente o debate vai longe, acredito ter clareado um pouco sobre o assunto, tenha atitude, estude e nunca desista são as dicas finais que deixo a você coordenador!

Gostou do conteúdo?
Boa sorte e sucesso!

Ruy Lemos
Author

Formando em Educação Física pela Ulbra-RS, Pós-graduado em Marketing Esportivo pela Gama Filho, atua há 20 anos no mercado fitness. Já gerenciou grandes redes e academias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atuou também como Gerente Comercial em uma multinacional de equipamentos fitness.Também possui formação em Coaching e Análise Comportamental e Liderança Tracy pela Sociedade Brasileira de Coaching - SBC.

4 Comentários

  1. Avatar

    Excelente conteúdo Ruy. Os gestores precisam entender a importância do Coordenador e os coordenadores entenderem que o perfil dos alunos mudou, buscar conhecimento e capacitação para melhorar a entrega dos serviços, consequentemente aumentando a fidelização.
    #VamosPraCima

    • Ruy Lemos
      Ruy Lemos Responder

      Obrigado meu amigo Tibério! Exatamente, o mercado tem evoluído e se profissionalizado muito. Temos que estar atendo às mudanças. Obrigado pela visita e pela contribuição.
      Um abraço,
      Ruy Lemos.

  2. Avatar
    Alexandre Ramos Responder

    Top demais, por favor continue escrevendo e ajudando nós os donos a ter mais lucro e menos stress

    • Ruy Lemos
      Ruy Lemos Responder

      Fico feliz em contribuir e tenha certeza, virão mais conteúdos.
      Obrigado pela audiência! Forte abraço,
      Ruy Lemos

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

IMPACTO DE VENDAS Curso Online

Faturamento BLINDADO durante a pandemia!

SAIBA MAIS
small-impacto-de-vendas-logo-curso-de-vendas-para-academias ×

IMPACTO DE VENDAS Curso Online

Faturamento BLINDADO durante a pandemia. Utilize estratégias e ferramentas com quem está fazendo resultado AGORA!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS