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A reabertura das academias vem causando muitas polêmicas, esse seria um assunto para ser abordado em algumas horas de conversa ou ainda com um texto que quase daria um livro, trata-se de um tema que pode ser analisado por muitos pontos. Nesse artigo sobre reabertura das academias vou dar 5 dicas relevantes que irão ajudar você proprietário.

No aspecto legal por exemplo, onde temos decretos estaduais ou municipais que fecham as academias e temos o presidente da república que inclui academias no ramo de atividades essenciais, o que permitiria que estivessem abertas, porem as decisões finais cabem aos estados e municípios.

No aspecto de saúde, onde temos um cenário de uma doença que realmente é muito contagiosa e que vem matando pessoas em um ritmo acelerado e por ter um contágio tão rápido e facilitado o ambiente de uma academia torna-se de certa forma perigoso.

No aspecto econômico onde temos empresas que estão com seus faturamentos praticamente parados e observando, sem conseguir fazer muito a respeito, suas receitas diminuindo a cada dia, precisando fazer algo urgente para reagir.

Nesse artigo busco entregar algumas ideias, soluções para reabertura das academias, minha intenção não é fazer um julgamento para defender a abertura ou o fechamento, não acredito nos extremos.

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A decisão de abrir ou manter-se fechado está em primeira instancia com as autoridades, somente depois da liberação é que essa decisão irá para o proprietário, nesse cenário cabe a cada um avaliar sua situação, o que vale mais a pena fazer.

O que tenho visto aqui em Santa Catarina, onde estamos abertos a mais de um mês, é que todas as academias abriram, nenhuma optou por ficar fechada.

Quando é liberada a reabertura, mesmo que o empresário queira permanecer fechado existirá uma pressão por parte dos seus clientes, isso aconteceu com uma cliente minha no PR, ela foi “empurrada” para abertura.

Outra coisa que ouvi em unanimidade dos proprietários é que preferem estar abertos, mesmo com todas as restrições, do que estar fechado, só o tempo dirá se estão realmente certos, acredito que nesse momento cada caso é um caso, fato é que um dia vamos ter que reabrir.

Pensando justamente em quem já reabriu ou ainda vai é que seguem minhas dicas:

1. Faça uma reunião com todo seu time para informar e treinar todos os protocolos de higiene que serão adotados para reabertura. Faça questão que tudo isso seja seguido à risca, sem exceções. Seu time precisa entender a importância que isso tem frente aos clientes, pois todos estão com medo de voltar para um ambiente que acreditam ser perigoso.

Um fator é determinando para ajudar a eliminar o medo dos clientes e facilitar sua retomada, é a resposta dessa pergunta: Como era a reputação no quesito limpeza da sua academia antes da pandemia? Se sua reputação era boa você terá um pouco menos de trabalho para ganhar a confiança dos seus clientes, se não era muito boa terá que ser forte no próximo item.

2. Crie uma campanha massiva (redes sociais, e-mail, SMS, cartaz etc.) para informar todas as normas e protocolos de higiene que sua academia vai adotar ou tem adotado, recomendo que você faça mais do que foi solicitado no decreto do seu estado, e use tudo isso e também esse “a mais” para promover sua academia. Entenda muitas pessoas estão procurando por segurança e estão dispostas a pagar por isso, tenho visto casos de pessoas saindo de academias que não cumprem as normas.

3. Trabalhe com seus professores a informação de qualidade técnica focada no wellness, na qualidade de vida e principalmente na imunidade, temos uma grande oportunidade de colocar o foco do exercício físico onde realmente deveria estar, no ganho de anos de vida, mostrando a real importância de se exercitar. Chegou a hora de ganhar mais valor na cabeça dos clientes e isso precisa ser feito através dos professores, com a supervisão do gestor. Seus profissionais precisam entender, quando entregamos um resultado com um valor de salvar vidas, nosso serviço ganha um valor inestimável junto ao cliente. Aproveite essa chance, treine seus professores.

4. Continue entregando treinos on-line para todos os clientes e principalmente para os que ainda não podem frequentar como o grupo de risco por exemplo, treinos on-line serão uma realidade para as academias, mesmo depois de passada a pandemia. Entenda que os treinos on-line gravados podem ser grandes aliados na entrega de resultados pois funcionam “on demand”, o cliente faz quando quiser, no seu tempo e investindo pouco tempo, e aqui vai a dica de ouro:

Transforme isso em prescrição, faça seus professores prescreverem treinos on-line, que a academia proporciona para os clientes, temos muitas plataformas prontas que inclusive podem fazer seu empresa ganhar dinheiro com isso.

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5. Mude sua abordagem de vendas, sua academia precisa dar mais foco no relacionamento empático com o cliente, crie textos mais humanos para esse momento delicado, coloque todos os protocolos de higiene nos discursos de vendas, lembre-se você está vendendo segurança também. Crie uma central de relacionamento para cancelamentos, negociações e explicações deixando tudo isso na mão de uma ou duas pessoas bem treinadas.

Use também do discurso de vendas a importância de se exercitar para saúde, bem estar, qualidade de vida e imunidade, suas consultoras devem informar esse novo momento para todos e principalmente para quem está com medo de voltar.

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Essas foram algumas dicas que acredito ser relevantes para uma reabertura, é preciso entender que estamos passando por uma situação que ninguém mais passou, é preciso mapear as reações dos clientes o tempo todo para fazer ajustes finos na entrega desse novo cenário.

Uma coisa é certa, precisamos criar um ambiente seguro, estimulando os clientes de formas diferentes para que possam voltar com mais tranquilidade.
Faça um cronograma, caso tenha tempo, para orquestrar sua reabertura, deixe tudo muito bem treinado e ajustado.

O retorno será gradual, até mesmo por conta dos decretos que liberam somente 50% da capacidade do seu alvará, muitas academias ainda não alcançaram esse número de retorno, por isso é importante também não descuidar da sua estratégia financeira e da política de quadro de horários e número de colaboradores.

Desejo um retorno confortável para sua empresa, uma coisa é certa tudo isso vai passar e você precisa sair voando dessa pandemia.
Forte abraço.

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Ruy Lemos
Author

Formado em Educação Física pela ULBRA-RS, Pós-graduado em Marketing Esportivo pela Gama Filho, atua há 20 anos no mercado fitness. Já gerenciou grandes redes e academias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atuou também como Gerente Comercial em uma multinacional de equipamentos fitness.Também possui formação em Coaching e Análise Comportamental e Liderança Tracy pela Sociedade Brasileira de Coaching - SBC.

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